Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2016

CIDADANIA SE EXERCITA COM AÇÕES EM PROL DE UM SOCIAL JUSTO E SOLIDÁRIO



 Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um País.

                        A cidadania é a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de normas estabelecidas a uma comunidade politica e socialmente organizada. Implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa.
                     O exercício da cidadania consiste na consciência de  direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais.A preparação para o exercício desta cidadania é um dos objetivos da educação de um País. No conceito de cidadania vincula - se também com o País no qual a pessoa exerce seus direitos e deveres. No Brasil a cidadania está relacionada com o individuo ligado aos direitos e deveres definidos pela Constituição Federal.
                  Em sintese: A cidadania : "consiste na consciência de pertinência à sociedade estatal como titular dos direitos fundamentais, da dignidade como pessoa humana,da integração participativa no processo do poder, com a igual consciência de que essa situação subjetiva envolve também deveres de respeito à dignidade do outro e de contribuir para o aperfeiçoamento de todos".(SILVA, apud MAZZUOLLI, 2001)









Nenhum comentário:

Postar um comentário