Pesquisar este blog

domingo, 5 de junho de 2016

A EDUCAÇÃO COMO ARMA PARA MUDAR O MUNDO. NOS DIAS ATUAIS O QUE PENSAR ????

                Vem de muito tempo a frase supra mencionada. Ou por outra alguns buscam na educação o poder a ser utilizado para melhorar a sociedade na qual vivemos. E de que maneira isso pode ser feito? 

            Sabemos que nos dias atuais as chances de se vencer na vida estão diretamente ligadas ao maior ou menor nível de instrução  de uma pessoa. Isto quer dizer que quanto mais estudamos maiores serão as chances para o futuro;as perspectivas aumentam na medida em que nos aperfeiçoamos na busca de um mercado de trabalho concorrido e até promissor. Contudo a educação assume um papel que vai além,ela é capaz de transformar a vida de uma pessoa,tanto na prospecção de um futuro melhor,quanto no enriquecimento intelectual o que abrirá caminhos para as realizações,pessoais e social. Entretanto, vivenciamos hoje uma inversão total de valores, vemos a educação relegada a último plano,o poder não mais é ocupado pelos mais capazes, mas pelo que detém uma melhor posição de barganha no seio social. Assim dá - se o nome de oportunidade!!!!
            Professores são desvalorizados, escolas abandonadas, alunos colocados à mercê da sorte,e a educação somente será lembrada nos "palanques eleitoreiros", nos quais a caça de votos vem germinada pelas promessas não cumpríveis e que constituem - se em cantilena em todos os níveis da "governança" chamada de consciente dos problemas sociais,e na busca do voto fácil e ignorante continuam as promessas de que a educação constitui - se no primeiro plano de todos os governos,pois a final ela é a arma que vai mudar o mundo!!!! Com tempo vai ficando o dito pelo não dito,entra governo e sai governo e as promessas diluem - se. A criminalidade aumenta fruto do desemprego e da despreparação pessoal. O poder  econômico congela nas mãos de maus políticos e seus asseclas e em quanto isto o pleito reivindicatório no setor da educação perde- se nas ruínas das escolas mal cuidadas, na ausência de merenda para as crianças, no descaso para com os professores;servidores são dispensados e até execrados em sua dignidade, mas a frase feita irá continuar enquanto não exigir - se maior respeito para com os eleitores,pois melhor continuarem como massa de manobra,pois o descaso continuará e será revisado o mesmo discurso após três a quatro anos. Afinal povo  instruído não dá voto fácil !!!! Isto sem contar que políticos não instruídos buscarão através da desgraça alheia firmar - se na política. É uma lástima. 




"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor.Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário